A gametogênese é o nome do processo de produção dos gametas femininos e masculinos. Diversas doenças podem alterar esse processo, prejudicando o potencial fértil. Entre os homens, a varicocele é uma das principais.
Ela atinge a estrutura formada pelos testículos, epidídimos e cordão espermático. Os testículos possuem uma dupla função: eles produzem testosterona — principal hormônio masculino — e espermatozoides. Após a produção, os epidídimos, que conectam os testículos aos ductos deferentes, armazenam e amadurecem os gametas masculinos.
Todo o complexo formado pelos epidídimos, canais deferentes, artérias, veias e nervos localizados em volta dos testículos é chamado de cordão espermático. Se o seu objetivo é saber mais sobre a varicocele e a sua relação com a infertilidade, este artigo é para você!
Boa leitura!
A presença de varizes na região dos testículos é a principal característica de varicocele. Elas se formam no cordão espermático, estrutura que sustenta os testículos. A relação entre a varicocele e a infertilidade está relacionada com o controle da temperatura da bolsa escrotal, responsável por manter a temperatura dos testículos cerca de 2 ºC a 3 ºC mais baixa do que a do resto do corpo.
Para isso, conta com o apoio de um músculo, que se contrai para ficar mais perto do corpo e relaxa para se afastar. Esse movimento ajuda no controle da temperatura dos testículos e, consequentemente, da produção dos gametas masculinos.
Até o momento, a causa da varicocele é desconhecida. No entanto, acredita-se que ela está relacionada a um problema nas válvulas do cordão espermático, responsáveis pelo transporte do sangue.
A presença de um bloqueio na região impede o fluxo sanguíneo. A elevação da pressão provoca um alargamento das veias, que adquirem o aspecto de varizes nos testículos e aumentam a temperatura testicular.
Resultado: os danos prejudicam a produção de espermatozoides e, consequentemente, o potencial fértil masculino. Ambos os testículos podem ser afetados pela varicocele, no entanto, a doença é mais frequente no lado esquerdo. O aumento da pressão nas veias também causa o encolhimento do testículo.
A idade é um dos fatores de risco relacionados à varicocele. Embora ela possa surgir em qualquer idade, é mais comum em jovens entre 15 anos a 25 anos. Considerada a causa mais comum de infertilidade masculina, possui uma alta prevalência: estima-se que atinja 15% da população masculina.
A varicocele, na maioria dos casos, é assintomática. Por isso, é mais difícil diagnosticá-la de forma precoce, o que torna a infertilidade o principal sintoma, geralmente apenas percebida quando o casal está tentando ter filhos e não consegue.
Com o avanço da doença, os sintomas outros sintomas podem manifestar. Além da infertilidade, a assimetria dos testículos e a presença de dores na região testicular também são indicativos da doença.
O diagnóstico da varicocele é feito durante a consulta, ocasião em que o médico faz o exame físico no paciente. Caso seja necessário uma confirmação, ele pode solicitar exames complementares.
Para facilitar o diagnóstico, a doença é dividida em três graus, do I (mais leve) até o III (mais grave). O exame começa com o médico visualizando a bolsa escrotal em busca de um sinal de atrofia ou encolhimento dos testículos.
O médico também pedirá para que o paciente faça a manobra de Valsalva, procedimento em que ele deve tampar o nariz e a boca e expirar o ar, que possibilita a classificação da varicocele:
Quando as varizes são pequenas e palpadas apenas com a manobra de Valsalva, é classificada no grau I, se forem palpadas independentemente do procedimento, grau II, e se forem facilmente visualizadas e palpadas, grau III.
Para a confirmação, os exames de análise seminal (espermograma) e ultrassonografia com doppler podem ser solicitados.
O tratamento da doença varia de acordo com o grau e sintomas apresentados pelo paciente. Em casos graves, em que a fertilidade foi afetada e o homem sente dores persistentes, a alternativa mais indicada é a cirurgia. No entanto, a maior parte dos pacientes com varicocele não são inférteis.
Caso a cirurgia não seja o suficiente para o casal engravidar, as técnicas de reprodução assistida devem ser levadas em consideração. Em especial, a FIV (fertilização in vitro), pois a fecundação é realizada em laboratório e a coleta dos espermatozoides pode ser feita diretamente dos testículos ou dos epidídimos, caso seja necessário.
A varicocele é a principal causa de infertilidade masculina, sendo caracterizada pela presença de varizes na região dos testículos.
A maioria dos homens são assintomáticos, no entanto, em casos mais graves, os pacientes relatam dores e atrofiamento da bolsa escrotal. Se houver infertilidade, a cirurgia e a fertilização in vitro são os tratamentos mais indicados.
Agora que você já conhece as principais informações sobre o assunto, que tal conhecer mais detalhes sobre essa doença? Confira o nosso conteúdo exclusivo sobre a varicocele!
As tubas uterinas são duas estruturas tubulares bilaterais que conectam o útero aos ovários e […]
Continue lendoAs tubas uterinas fazem parte do sistema reprodutor feminino. São dois tubos com aproximadamente 10 […]
Continue lendoA Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 15% da população mundial se […]
Continue lendoA fertilidade feminina depende do bom funcionamento de todo o sistema reprodutivo e endócrino, mas […]
Continue lendoO sistema reprodutivo feminino é composto por órgãos localizados na cavidade pélvica, e suas funções […]
Continue lendoO coito programado, também conhecido como relação sexual programada (RSP), é uma técnica de reprodução […]
Continue lendoMuitas dúvidas surgem quando um casal decide por um método não reversível de contracepção. As […]
Continue lendoPara que a gravidez ocorra em um processo natural, todos os meses os ovários liberam […]
Continue lendoNo Brasil, desde 2013 as técnicas de reprodução assistida são extensivas a pessoas solteiras que […]
Continue lendo