Dra. Rosane Rodrigues | Especialista em Reprodução Humana SP | WhatsApp

Teste ERA

Por Dra. Rosane Rodrigues

O teste ERA (teste de receptividade endometrial), uma das técnicas complementares à fertilização in vitro (FIV), é uma ferramenta molecular que analisa por NGS o sequenciamento genético de 236 genes relacionados ao estado de receptividade endometrial.

A análise permite determinar o melhor período de receptividade, um dos parâmetros de saúde reprodutiva para garantir o sucesso da implantação, possibilitando a transferência personalizada do embrião, de acordo com os resultados obtidos em cada caso.

Este texto aborda o teste ERA, desde suas indicações até seu funcionamento.

Em quais casos o teste ERA é indicado?

A realização do teste Era é geralmente indicada para pacientes com histórico de falha de implantação repetida (RIF) nos tratamentos por FIV, quando a implantação do embrião não ocorre após 3 tentativas.

Considerada o principal fator de infertilidade sem causa aparente (ISCA), a falha repetida de implantação é ao mesmo tempo a principal responsável pelos casos em que o tratamento é malsucedido.

Alterações uterinas, como endométrio fino e expressão alterada de moléculas adesivas, fatores imunológicos, defeitos espermáticos ou mesmo distúrbios genéticos e alterações cromossômicas podem diminuir a receptividade endometrial, provocando a falha de implantação.

Como o teste ERA funciona?

Em um ciclo natural, o endométrio é regulado por hormônios ovarianos e segregados por células vizinhas, passando por diferentes modificações cíclicas.

O primeiro dia desse ciclo, por exemplo, corresponde ao início da fase menstrual, quando ocorre a descamação da camada funcional do endométrio. Na fase proliferativa, com o aumento dos níveis de estrogênio, o endométrio torna-se mais espesso e, na fase lútea, estimulado pelo aumento nos níveis de progesterona, adquire um fenótipo receptivo, permitindo a implantação.

O período é conhecido como ‘janela de implantação’ e dura entre 4 e 5 dias.

Nos ciclos de FIV, entretanto, os níveis hormonais aumentam como consequência da estimulação ovariana, provocando uma variação na receptividade endometrial (elevação prematura de progesterona).

O teste ERA permite diagnosticar com precisão o ciclo endometrial e a receptividade do endométrio utilizando a técnica NGS, sigla para o inglês next generation sequeencing ou sequenciamento de nova geração.

O NGS possibilita o sequenciamento genético de 236 genes relacionados ao estado de receptividade endometrial, definindo o melhor momento para a implantação do embrião.

A análise é feita em um material coletado por biópsia do endométrio, retirado do fundo uterino com a utilização de um cateter e congelado por pelo menos quatro horas antes de ser avaliada.

Em cerca de quinze dias já é possível obter o resultado, determinando o melhor período de receptividade do endométrio para a transferência do embrião.

A transferência será realizada em um ciclo posterior de tratamento, no melhor dia apontado pelo teste, em dois estágios de desenvolvimento do embrião: D3 ou blastocisto.

Nos casos em que a opção é pelo estágio em D3, entretanto, o embrião deverá ser transferido dois dias antes do melhor dia determinado pelo teste para assegurar a implantação, uma vez que, em um ciclo natural, é na fase de blastocisto que ocorre a implantação.

Em mulheres com falha de implantação repetida (RIF), as taxas de sucesso proporcionadas pelo ERA são bastante expressivas, contribuindo para aumentar as chances no sucesso do tratamento.

Além disso, também melhora as de gravidez em pacientes com prognósticos ruins ​​após o tratamento de infertilidade, como idade materna avançada ou abortos de repetição. O ERA demonstrou aumentar significativamente, por exemplo, os percentuais de gravidez em mulheres acima de 38 anos.

No entanto, os índices consideram a realização do teste em pacientes com o útero e espessura endometrial normais, embora, mesmo com precisão menor, ele também possa ser realizado em pacientes com endométrio atrófico, ou seja, que nunca atinge a espessura ideal para receber o embrião.

0 0 votes
Article Rating
Deixe o seu comentário:
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments