É sempre importante conhecer seu próprio corpo, pois isso torna mais fácil identificar problemas que merecem atenção e saber quando está em seu período fértil. Se você deseja engravidar, é muito importante saber que só há um período do ciclo menstrual em que isso pode ocorrer: a ovulação.
Muitas mulheres não sabem identificar quando estão mais propensas à fecundação, mesmo quando estão tentando engravidar. Além disso, muitas também não sabem que podem engravidar apenas próximo da ovulação, assim como não conhecem a duração do ciclo menstrual.
Acompanhe e saiba o que é e como você pode calcular o seu período fértil para aumentar as suas chances de engravidar.
O período fértil é o momento que ocorre a ovulação, ou seja, o corpo libera o óvulo para ser fecundado. Durante esse período, o organismo estará preparado para engravidar. Para que isso aconteça, o sistema endócrino – os hormônios – agem em cada uma das etapas do ciclo.
Durante a ovulação especificamente, a mulher experimenta algumas mudanças no corpo:
O período fértil acontece depois da menstruação, já que a menstruação é a eliminação de parte do endométrio (parede uterina interna que se torna mais espessa durante o ciclo menstrual) e considerada a primeira etapa do ciclo menstrual.
O ciclo menstrual é um processo que dura, em média, 28 dias, embora possa variar de uma mulher para outra, e envolve a secreção alternada de quatro hormônios: a progesterona, o estrogênio, o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo-estimulante (FSH). Ele se divide em 3 fases:
Caso a fecundação não ocorra, o corpo-lúteo para de produzir progesterona e é absorvido pelo organismo, assim como o óvulo, o nível de estrogênio diminui e o endométrio descama (se desprende do útero), dando início novamente à menstruação.
O período fértil acontece geralmente na metade do ciclo, portanto o dia exato depende da duração do ciclo. É também muito importante considerar que o espermatozoide pode sobreviver no organismo feminino por cerca de 3 dias após a relação sexual. Assim, o período fértil geralmente é uma janela de 5 dias.
É mais fácil calcular seu período fértil quando o seu ciclo menstrual é regular. Se você costuma menstruar em uma janela de tempo constante (por exemplo, a cada 28 ou 30 dias), conte 11 dias a partir do primeiro dia da menstruação, por isso é importante anotar o primeiro dia da menstruação. Do 11º ao 15º dia, você estará no período fértil.
Um ciclo menstrual que dure mais, ou menos, que 28 dias também pode ser saudável, contanto que tenha regularidade. Ciclos muito irregulares merecem uma atenção especial, pois podem ser sinal de síndrome dos ovários policísticos (SOP), endometriose ou de outros tipos de doença.
No entanto, o importante é que você conheça seu corpo para observar as alterações que possam ocorrer.
Quem utiliza anticoncepcional não tem período fértil, a não ser que interrompa o uso do medicamento. Se também não houver regularidade (por exemplo, tomar a pílula em um dia e não no outro) e a mulher tiver relações sexuais sem o uso de outro método contraceptivo, ela pode engravidar.
Entendeu como é importante conhecer seu ciclo menstrual? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Veja mais sobre como calcular seu período fértil!
As tubas uterinas são duas estruturas tubulares bilaterais que conectam o útero aos ovários e […]
Continue lendoAs tubas uterinas fazem parte do sistema reprodutor feminino. São dois tubos com aproximadamente 10 […]
Continue lendoA Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 15% da população mundial se […]
Continue lendoA fertilidade feminina depende do bom funcionamento de todo o sistema reprodutivo e endócrino, mas […]
Continue lendoO sistema reprodutivo feminino é composto por órgãos localizados na cavidade pélvica, e suas funções […]
Continue lendoO coito programado, também conhecido como relação sexual programada (RSP), é uma técnica de reprodução […]
Continue lendoMuitas dúvidas surgem quando um casal decide por um método não reversível de contracepção. As […]
Continue lendoPara que a gravidez ocorra em um processo natural, todos os meses os ovários liberam […]
Continue lendoNo Brasil, desde 2013 as técnicas de reprodução assistida são extensivas a pessoas solteiras que […]
Continue lendo