Dra. Rosane Rodrigues | Especialista em Reprodução Humana SP | WhatsApp
Como ocorre o ciclo menstrual?

Como ocorre o ciclo menstrual?

Por Dra. Rosane Rodrigues 19/01/2021

O ciclo menstrual é um processo natural que ocorre no corpo da mulher durante a sua vida fértil, que começa na primeira menstruação e termina na última. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o ciclo menstrual é ininterrupto, por isso chama-se “ciclo”. Quando um termina, outro inicia e assim sucessivamente.

Conhecer seu ciclo menstrual é importante por diversas razões: para facilitar (ou dificultar) a gravidez, para perceber alguma doença ou distúrbio, para entender as mudanças de humor (devido à variação hormonal) e assim por diante. Quanto mais você se conhece, melhor você vive. Além disso, a possibilidade de identificar uma doença precocemente aumenta.

Se você estiver buscando a gravidez, é especialmente importante conhecer o ciclo menstrual.

Como o ciclo menstrual acontece?

O ciclo menstrual não se resume à menstruação. A semelhança entre os termos gera algumas dúvidas. A descamação do endométrio (parede interna do útero) ou menstruação marca o início do ciclo e é apenas a primeira e mais curta etapa do ciclo.

O ciclo menstrual dura, geralmente, 28 dias, mas pode variar, mesmo sendo regular. Mulheres que menstruam a cada 30 dias, por exemplo, têm o ciclo regular. O importante para determinar se o ciclo é regular ou irregular é a variação. Se a variação for de 1 ou 2 dias, o ciclo pode ser considerado regular. Se a variação for maior e você estiver tentando engravidar, procure um ginecologista.

Outra característica marcante é a variação da concentração de hormônios secretados pelo eixo hipotálamo-hipófise-gônadas, que ocorre nas diferentes fases do ciclo. Os quatro principais são a progesterona e o estrogênio (maior parte secretada pelos ovários), hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH).

Fases do ciclo menstrual

Um ciclo menstrual passa por três fases:

Folicular – antes da liberação do óvulo

Nessa fase, a concentração de estrogênio e de progesterona (que são liberados para facilitar a fecundação) está baixa. Como consequência, grande parte do endométrio se desprende do útero e é eliminada do organismo, causando a menstruação, cuja duração varia de mulher para mulher (o mais comum é durar de 3 a 7 dias).

A partir daí, a hipófise começa a produzir pequenas quantidades de LH e, principalmente, FSH, induzindo ao aumento do estrogênio. Esse último é responsável por deixar o endométrio mais espesso com líquidos e nutrientes para a chegada do embrião.

O nível de FSH começa a aumentar e estimular o desenvolvimento de vários folículos nos ovários — cada um deles com um óvulo. Conforme a concentração do hormônio diminui, somente um folículo continua se desenvolvendo, que chamados de dominante.

A fase folicular é a que mais costuma variar de duração, mas a média é de 13 dias. Quando a mulher está próxima da menopausa, ela tende a ser mais curta.

Ovulatória – quando ocorre a liberação do óvulo

Costuma acontecer no 14º dia do ciclo, em ciclos regulares de 28 dias. Nessa fase, ocorre o pico de LH e FSH. O LH estimula a liberação do óvulo dos ovários para as tubas uterinas, que unem os ovários ao útero. Uma das extremidades se dilata em forma de funil, e suas bordas se movimentam para levar o embrião até o útero.

Os níveis de estrogênio e de progesterona começam a aumentar. Se o casal estiver buscando ter filhos, é importante manter relações sexuais constantes alguns dias antes e durante a ovulação, uma vez que os espermatozoides sobrevivem dentro do organismo feminino por cerca de 3 dias.

Lútea – após a liberação do óvulo

Nessa fase, o folículo que liberou o óvulo se fecha e forma o corpo-lúteo, que começa a produzir progesterona. Tanto o nível desse hormônio quanto o de estrogênio se mantêm altos, para que o revestimento do útero fique ainda mais espesso e haja fecundação.

Mas se não houver fecundação, os níveis de progesterona e estrogênio caem novamente e, como consequência, ocorre a menstruação. Começa um novo ciclo menstrual.

Por que o ciclo menstrual varia?

Existem diversas razões que podem alterar o ciclo menstrual:

  • anticoncepcionais: podem ou não alterar o ciclo menstrual, dependendo de uma série de fatores;
  • hiperprolactinemia (alta produção de prolactina, hormônio responsável pela maturação da mama durante a gestação e produção de leite);
  • hipotireoidismo (aumenta a menstruação) e hipertireoidismo (diminui ou inibe o sangramento);
  • síndrome dos ovários policísticos (SOP);
  • excesso de peso ou de atividade física;
  • lesões no colo do útero;
  • problemas na hipófise;
  • alguns medicamentos;
  • câncer de útero;
  • endometriose;
  • obesidade;
  • tumores;
  • gravidez;
  • miomas.

Como visto, alterações no ciclo menstrual podem acontecer tanto por problemas simples quanto por mais graves. Alguns deles podem ser silenciosos. Portanto, ao perceber alterações, procure um ginecologista.

Mas não se esqueça: além do período pré-menopausa, é comum que aconteçam alterações no ciclo menstrual nos dois primeiros anos após a menarca e durante a gravidez.

Viu como é importante conhecer seu ciclo menstrual? Para tirar suas dúvidas por completo, confira aqui como fazer o cálculo do seu período fértil.

0 0 votes
Article Rating
Deixe o seu comentário:
Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Posts Anteriores:
Histerossalpingografia: o que é?

As tubas uterinas são duas estruturas tubulares bilaterais que conectam o útero aos ovários e […]

Continue lendo
Laqueadura: é possível reverter?

As tubas uterinas fazem parte do sistema reprodutor feminino. São dois tubos com aproximadamente 10 […]

Continue lendo
O que é ultrassonografia?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 15% da população mundial se […]

Continue lendo
Endometriomas: saiba mais sobre a doença

A fertilidade feminina depende do bom funcionamento de todo o sistema reprodutivo e endócrino, mas […]

Continue lendo
Histeroscopia cirúrgica: o que é?

O sistema reprodutivo feminino é composto por órgãos localizados na cavidade pélvica, e suas funções […]

Continue lendo
O que é coito programado?

O coito programado, também conhecido como relação sexual programada (RSP), é uma técnica de reprodução […]

Continue lendo
Vasectomia: é possível reverter?

Muitas dúvidas surgem quando um casal decide por um método não reversível de contracepção. As […]

Continue lendo
Doação de embriões: o que é e qual a importância da técnica?

Para que a gravidez ocorra em um processo natural, todos os meses os ovários liberam […]

Continue lendo
Reprodução assistida: como uma pessoa solteira pode ter filhos?

No Brasil, desde 2013 as técnicas de reprodução assistida são extensivas a pessoas solteiras que […]

Continue lendo
Ver todos os posts